Tradução

Visualizando o que você deseja

Neste post queremos falar sobre uma valiosa técnica: a visualização.
Luciana, uma das autoras do blog, a utilizava instintivamente e de maneira rudimentar. Após vários cursos e leituras, a técnica foi sendo aprimorada. Essa foi uma das ferramentas que muito lhe ajudou a desenvolver a habilidade de falar em público. Por isso, vamos compartilhá-la com vocês.
Para Luciana, o início da apresentação sempre era a parte mais difícil, pois era naquele momento que a voz mudava, a respiração acelerava e o coração disparava.
Aos poucos percebeu que, todas as vezes que visualizava a abertura das suas apresentações, elas aconteciam exatamente como havia imaginado.
Essa técnica ajuda muito na preparação psicológica de uma apresentação.
Visualize-se, com o maior número possível de detalhes e vá do início ao fim da apresentação, caminhando em direção ao púlpito, iniciando sua apresentação, seus movimentos, o seu tom de voz, a sensação que quer despertar na audiência, olhando a plateia, percebendo as expressões faciais de interesse dos seus ouvintes, a finalização da sua apresentação e a reação dos ouvintes com o impacto esperado por você. Faça isso várias vezes, antes da apresentação, de maneira a criar uma memória positiva, para que quando o momento aconteça, dispare uma postura mais segura e confiante. 

Usando a técnica da visualização criamos um outro caminho, uma nova ligação neural de sucesso, pois o cérebro não sabe distinguir a realidade da imaginação. Isso não é fantástico? (no post da semana passada falamos sobre isso, lembra?).
Essa técnica é usada, também, por atletas, bem como, por artistas.
Exercitar a sua apresentação mentalmente, várias vezes, tem sim o poder de criar uma nova conexão que vai ligar: falar em público com tranquilidade. 



ANTES: Falar em público ---- Medo


DEPOIS: Falar em público ----Tranquilidade

Como visualizar de forma efetiva?
O segredo é ser específico e detalhista. Lembre-se, você está realmente "vivendo" essa situação. 

Aqui vão algumas dicas que lhe ajudarão a criar condições para que você a experimente. 
"Não basta saber, é preciso também aplicar; não basta querer, é preciso também fazer", disse Johann Goethe. Portanto, mãos à obra:
Procure um lugar onde você possa se concentrar, longe dos estímulos que fazem parte da nossa vida agitada (conversas, celular, TV, rádio).
Sempre visualize a sua apresentação do início ao fim, não pule nenhum passo. Veja a plateia, você caminhando até o local, sorridente, calmo, movimente-se com confiança. Agradeça a presença de todos e dê início. Visualize a reação positiva dos ouvintes e continue até o final.

O cérebro aprende o caminho do sucesso, mas também da falha, por isso foque somente nos resultados positivos que deseja atingir, nunca no negativo.

Filme e cronometre até ficar satisfeito com o resultado final. Lembre-se: a prática leva a perfeição.
Se possível, visite o local onde será feita a apresentação ou chegue bem antes e repita o exercício, dessa vez, inserido lá. 

Você já tentou a visualização? Qual foi a sua impressão? Estamos criando um lugar de discussões e troca de ideias. Ficamos pensando se você pode colaborar com suas opiniões e enriquecer ainda mais o nosso blog.
Até a próxima semana :-)

1 comentários:

Postar um comentário