Tradução

O que você quer na sua vida em 2016?

O final de mais um ano se aproxima e chega a hora da fazermos a “contabilidade” dele.
Este é o último post de 2015 e o assunto é sobre mudanças porque desejamos que isso aconteça no próximo ano.

Estamos vivendo na era do imediatismo, tudo muda e muito rápido, tecnologias novas surgindo a cada dia, o celular que você comprou a seis meses já está obsoleto. Estamos sempre correndo, atrasados e acabamos tropeçando em nós mesmos, nas nossas vontades e nos nossos objetivos. Queremos tudo para “ontem”. Até as crianças estão adultas cada vez mais cedo. Temos pressa e estamos sem tempo para aquilo que nos traz paz e alegria.

O mesmo imediatismo está acontecendo nas relações pessoais e na conquista de objetivos tanto na vida pessoal quanto profissional. Em decorrência disso, surgem as frustrações, o estresse, a fadiga crônica, o desânimo, aumento de peso, não conseguem fazer refeições equilibradas, pois até para comer, tem pressa. E nessa correria acabam se “perdendo”, ficando sem rumo, como um barco à deriva, deixando-se levar pela vida. Desesperançados, desmotivados, desnorteados e, algumas vezes, com sentimento de culpa.

Imagine que você recebe a tarefa de organizar uma determinada casa. E ao entrar nela se depara com um caos total, TUDO fora do lugar e muita sujeira. Ao ponto de você olhar para os lados e não saber por onde começar. Após uma análise superficial da situação, decide começar pela cozinha. 

Começa a arrumação e se dá conta de que precisa de água para limpar algumas coisas ali. Vai até a área de serviço em busca de um balde. Consegue avistá-lo no meio daquela bagunça, mas para alcançá-lo precisará retirar todas as caixas e entulhos que estão na frente dele. Após afastar aquilo tudo, finalmente chega ao balde. Ao abrir a torneira, percebe que não sai água. 
Precisa abrir o registro que está fechado. Sai em busca do bendito registro. Finalmente o encontra, após alguns minutos de busca. Ele estava “escondido” atrás de alguns objetos deixados no pátio. Precisou fazer um pouco de força para movê-los, mas o encontrou. Ao tentar abri-lo, se dá conta de que precisará de alguma ferramenta, pois ele está bastante emperrado. E você pensa – onde vou encontrar algo para fazer isso? Lembrou que viu uma caixa de ferramentas no meio da bagunça, mas onde?
Sai à procura e, depois de muito tempo, a encontra e consegue abrir o registro. Finalmente, tem água na casa.

Nesse momento você se dá conta de que está anoitecendo e você passou o dia todo executando tarefas, algumas bem pesadas, e que está cansado. E ao olhar para a cozinha, ela está do mesmo jeito quando você decidiu iniciar a organização da casa por ela.

Qual a sua reação? Tem a sensação de que não fez nada o dia todo? Fica desanimado ou desesperado, pois não consegue perceber uma solução para resolver aquela situação? O que fazer? 

Primeiro, precisará de um planejamento com metas claras e objetivas. E acima de tudo perceber a situação como um todo.

Continuando com a imaginação… Pense que você consegue ver a casa do alto, sem o telhado. E daquela posição estratégica, você visualiza o todo e isso lhe permite planejar e montar o “quebra-cabeça” da organização. O que precisa ser feito antes e que é pré-requisito ou permitirá a realização de outra.

Vamos analisar outro detalhe importante agora. Quanto tempo foi dado para a execução daquela tarefa. Duas horas, uma semana ou um mês? Consegue perceber como isso faz toda a diferença?

Seguindo um planejamento, ao final de cada dia, poderá ter a sensação de que está avançando, mesmo quando as coisas, ainda, não estão como gostaria. Pode ter a certeza de que, a cada dia, está mais perto do objetivo final, não é mesmo?

É mais ou menos assim que acontece na nossa vida. Queremos realizar muitas coisas, mas estamos com tanta pressa que ficamos presos num emaranhado de coisas e, por falta de metas claras e objetivas não sabemos qual o caminho a seguir nem por onde começar. Muitos não sabem, nem mesmo, onde querem chegar.

O seu cérebro quer ser o seu grande aliado e para isso ele precisa saber exatamente o que você quer para a sua vida. Sem isso, ele ficará confuso e não saberá o que fazer para ajudar. Melhor, então, não atrapalhar e ficar fechado para qualquer mudança – conclui ele.

Já estou com 40 anos e não tenho mais tempo para alcançar meus objetivos! – alguns dizem isso, apesar da ciência afirmar que temos condições de viver até os 100 anos, graças aos avanços da medicina. Então, essa pessoa tem, apenas, mais 60 anos pela frente para alcançar seus objetivos. Será que é pouco?

Aposto que está pensando que ela não terá a mesma energia e nem saúde nesse percurso. O que ela está fazendo agora, para que tenha? Gerencia seu estresse e sua ansiedade? Cuida da sua alimentação? Pratica alguma atividade física?

Além de termos um planejamento, precisamos assumir o compromisso com as mudanças que desejamos. O que eu desejo fazer está congruente com o que eu preciso fazer? Eu aceito, inclusive, as partes mais difíceis da mudança ou prefiro ficar na minha zona de conforto?

O nosso comportamento está de acordo com o que acreditamos. Portanto, quando você não acredita que o objetivo possa ser alcançado, ficará somente na expectativa dele e sem esperança. Quando acredita que é possível, porém somente para os outros e não para si mesmo, surge a desmotivação e a indiferença. E quando não acredita na sua capacidade para conseguir, vem a frustração, sentimentos de injustiça ou de vitimização.

Inicie o ano escrevendo as suas metas de maneira objetiva, com muitos detalhes e defina uma data realista e possível para isso acontecer. Estabeleça as estratégias, o que precisará ser feito para que isso se torne uma realidade. E acredite em você, na sua capacidade. Vá buscar o que falta para conquistar teus objetivos. Um profissional de coaching poderá ajudar, caso você não saiba por onde começar.

Passar num concurso público ou na OAB está na tua meta? Falar com segurança diante de outras pessoas poderá facilitar uma promoção no seu trabalho? 
Podemos ajudar você nessa conquista com os cursos para gerenciamento emocional para provas e concursos, para falar em público e para o estresse e ansiedade. Onde usamos diversas técnicas de Programação Neurolinguística e PSYCH-K, uma poderosa ferramenta para quebra de crenças limitantes. 

O importante é você saber que existem alternativas e soluções.
É preciso querer mudar, saber como mudar, se dar a chance de mudar, sendo que, antes de qualquer coisa, é preciso acreditar que pode mudar algo em sua vida e colocar “ordem na casa”.



0 comentários:

Postar um comentário