Tradução

Superando o Medo do Fracasso

Imagine se você pudesse fazer qualquer coisa no mundo sem sentir medo ou qualquer sentimento negativo. O que você faria? Quem você seria hoje? Onde você estaria? 

O nosso medo de fracassar é implantado na infância devido a excessiva proteção dos pais. Quantas vezes você já ouviu a palavra “Não!”, “Cuidado!” ou “Isso não vai dar certo!”? 

Após algum tempo começa-se a ter cuidado com o que se faz. Procuramos aprovação de uma figura de autoridade para nos certificarmos que está tudo certo. 

A medida que vamos crescendo, essa crença negativa se torna inconsciente. Nós nem sabemos que ela está lá, latente, direcionando nossas escolhas; vivemos nossas vidas da melhor forma possível.....dentro dessas “grades”.

Superar o medo do fracasso não é fácil, mas pode ser feito, desde que você esteja determinado a vencer essa barreira. Não existe nenhuma pílula mágica que irá transformá-lo em um herói destemido, existe sim passos que o deixarão mais próximo da liberdade, tais como: 

Simplificar 

“Coragem é a capacidade de agir apropriadamente mesmo quando morrendo de medo.” General Omar Bradley
É difícil imaginar algo complexo e, se tentar, vai sentir-se sobrecarregado e sem motivação. A meta, qualquer que seja, parecerá impossível, então para que tentar?

Simplifique as tarefas, defina pequenas metas atingíveis em um curto espaço de tempo (semanal, quinzenal…). É como se o seu objetivo maior fosse o centro de uma cebola. Retirando pétala por pétala (metas menores) logo alcançará o que deseja. Experimentar resultados satisfatórios aumentará a sua motivação e sua persistência para alcançar uma meta mais complexa. 


 Fracassar é Inevitável 

“O segredo da felicidade é liberdade e o segredo da liberdade, coragem.” Thucydides
Vamos ser honestos, fracasso é inevitável, caso você escolha viver uma vida notável. Acreditamos que você opte por uma vida cheia de paixão, significado e propósito. Mas isso não vai acontecer se você sucumbir a seus medos e permanecer na sua zona de conforto. Mais cedo ou mais tarde você vai ter de superar o medo do fracasso, bem como muitos outros medos durante a sua vida. Se você quer a vida dos seus sonhos, faça o fracasso parte dela. 

Falhar mais 

“O homem que teme o sofrimento já está sofrendo pelo que teme.” Michel de Montaigne
Quanto mais você "falhar", mais rápido conseguirá o sucesso. Não existe falha, apenas “feedback”. Agarre a chance de melhorar o que está fazendo. Pergunte-se, o que posso aprender com isso? Recomece diferente, usando o que aprendeu.

Faça como Thomas Edison – quando questionado pelos seus companheiros sobre seus mais de 1000 fracassos –, ele disse que nunca fracassou, apenas aprendeu mil maneiras de como não se faz uma lâmpada.
A diferença entre uma pessoa bem-sucedida e o suposto “fracassado” é sua percepção de que o fracasso é parte do caminho.

O Fracasso é Temporário 

“O fracasso é um evento, nunca uma pessoa.” – William D. Brown
Pode parecer que o fracasso é permanente, mas não é. Sabemos disso, mas agimos como se fosse. 
Talvez o erro seja exatamente o que você precisa. Pode ser a lição que faltava para ter sucesso. O fracasso não é fácil, mas é o que vai fazer você a pessoa que você quer se tornar.

O medo do fracasso é apenas um pensamento que evoca sentimentos negativos. No entanto, isso não é real. Muitas vezes é exagerado e fora de controle. Por que dar poder aos seus pensamentos quando tudo o que eles fazem é levar você a se sentir mal?  

Identificar a causa raiz  

“Coragem é o medo aguentando um pouquinho mais”. Thomas Fuller
Você já se perguntou de onde o seu medo do fracasso se origina? Reserve algum tempo para você mesmo, sente-se, respire fundo por alguns instantes e pergunte-se quando o medo se formou. Nosso inconsciente pode nos responder com imagens, lembranças, sensações… observe o que você pode ver, sentir ou ouvir.

Quando identificar a causa, você verá que a sua interpretação do acontecido está longe de ser precisa. Procure dar um outro significado, encontrar uma nova explicação para o que aconteceu. 

Como se faz isso? 
Analisando o que aconteceu no passado com a sua percepção atual, “ver” com os olhos do adulto e não mais com os da criança. Se seus pais eram excessivamente protetores, ou se algum professor foi particularmente rigoroso, você verá que eles pensavam ser o melhor para você e, mesmo que não conseguiram fazer mais, tenha certeza que fizeram o melhor que eles podiam fazer dentro das possibilidades que tinham. 
Observe esse evento do passado como se fosse um filme e você um expectador assistindo. Você vai notar que a sua percepção do fato ocorrido no passado vai mudar.

É fundamental analisar todas as suas crenças negativas porque elas têm uma grande influência sobre o modo como você vive a sua vida.
  
Libertar sua Mente 

"A mente é tudo. O que você pensa, você se torna. "- Buddha
Os pensamentos podem ser eliminados, sentimentos podem ser aliviados, e os medos podem ser superados. Você pode enfrentar seus medos sozinho ou procurar ajuda com um profissional de Coaching, PNL, EFT, hipnose, terapia.

A vida é cheia de possibilidades, portanto, deixe de ser escravo de sua mente, sua programação e as crenças da sociedade. O que você pensa você se torna, portanto certifique-se de acertar no interior antes de culpar o exterior. 
Muitas pessoas passam a vida buscando mais dinheiro, melhores relacionamentos, felicidade e acabam onde começaram. Porque buscam fora, quando tudo o que queriam estava diante deles. 

Mudar sua Perspectiva 

“O impossível, em geral, é o que não se tentou.” Jim Goodwin
Quem te ensinou que o fracasso é uma coisa ruim? Porque nos sentimos mal, então deve ser ruim? Será que isso é verdade? Toda crença e pensamento que nos faz sentir mal deve ser examinado.

Qual é o benefício que o medo do fracasso nos traz? Pode existir algo de positivo no fracasso? Com certeza. O fracasso nos dá muitas informações. Ele nos mostra onde erramos e quais os pontos que precisam ser aprimorados. Cada “fracasso” nos dá outra chance de um novo pontapé inicial. E se encararmos dessa forma, sem sombra de dúvida, experimentaremos o sabor da vitória.

Todos nós temos nossos medos e eles estão lá por alguma razão. O medo tem um papel fundamental na nossa preservação, sem essa ferramenta não existiríamos como espécie. Use-o como tal, como ferramenta e não como limitação.
O mesmo vale para a vida, aprenda com os momentos difíceis, porque, certamente, eles passam. 

Auto Crescimento 

"Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo. Henry Ford"
Todos nós temos os mesmos medos básicos. Alguns lidam bem com eles e outros ficam aprisionados. Use seus medos como placas de sinalização que indicam onde você tem espaço para crescer. O medo do fracasso é algo que todo mundo enfrenta em um ponto ou outro. Este não é o fim do mundo, mas o início de uma jornada incrível.

O medo do fracasso pode parecer horrível para você, mas de novo, isso é sua imaginação falando. Verifique suas mensagens mentais, quais imagens surgem quando você pensa em fracasso? O que você vê? Você se vê falhando na frente de um grande grupo de pessoas, que, em seguida, continuam a rir e apontar? Eles são apenas pensamentos. Na grande maioria das vezes a plateia está torcendo por você, interessada no que tem a dizer. 

Acolher o Medo 

“O modo mais seguro de falhar é não se determinar a obter sucesso.” Richard Brinsley Sheridan
Todo mundo tem medo, em maior ou menor grau. Ele está encravado em nosso mecanismo biológico.

Quanto mais cedo você aceitá-lo, mais rápido você seguirá em frente. Não é o medo que o impede de ir atrás de seus sonhos, mas o que você decidir fazer por causa desses medos. 

Agir 

“Coragem é resistência ao medo, domínio do medo, e não ausência do medo.” Mark Twain
Limite as opiniões alheias. É natural que queiramos a opinião de pessoas queridas, porém isso poderá abalar a sua confiança. Lembre-se que criar o futuro é a maneira mais segura de prevê-lo. E só você pode fazer isso.

Não importa o que, se você agir, você acabará no lugar certo. Quando você mistura ação com a orientação que vem do seu coração, o seu progresso será rápido, poderoso e gratificante. Enquanto a maioria das pessoas sentam-se à margem esperando o momento perfeito, você já estará lá, aprendendo, fazendo e crescendo. 

O aprendizado que o fracasso nos proporciona é imprescindível para o sucesso. E é isso que devemos estar atentos. Tenha a sensibilidade para não repetir os mesmos erros. Encontre alguém que possa lhe ajudar a ver as situações por ângulos diferentes. Pode ser um amigo ou um profissional.

Reflita um pouco, qual é a forma básica e natural que todos nós usamos para aprender desde que nascemos? Não é por tentativa e erro? Quantas vezes uma criança cai quando começa a caminhar? Será que ela gosta de “falhar”? Ou ela insiste até conseguir caminhar com firmeza porque seu desejo e sua expectativa é maior que o medo? Só não falha quem não se propõe a desafios. 

Viver no Presente 

“Não resida no passado, não sonhe com o futuro, concentre a mente no momento presente.” - Buddha
A maior parte das pessoas vive relembrando o passado ou imaginando o futuro. Lamentamos o que fizemos (ou deixamos de fazer) ou nos preocupamos com o que está por vir. O crítico literário Sainte-Beuve dizia que “a preocupação com o passado rouba-nos metade do presente; a preocupação com o futuro rouba-nos a outra metade”.

Algumas pessoas ficam presas ao passado devido a situações negativas e traumáticas pelas quais passaram. Outras ficam presas ao saudosismo de experiências positivas, desejando apenas que o tempo volte atrás. 

Fazer o que Gosta ou Apaixonar-se pelo que Faz 

“A um coração valente nada é impossível.” Jaques Coeur
Por último, mas não menos importante, é seguir a sua paixão. Se ainda não sabe pelo que é apaixonado, busque até encontrar. Quem sabe fazer teatro, tornar-se um palestrante ou fazer algum curso superior e buscar aquela carreira tão sonhada. A vida é cheia de possibilidades. Tudo é possível com planejamento e persistência.

Dependendo do sonho, pode levar 5 a 10 anos ou mais. Independente do tempo, ser apaixonado por alguma coisa e trabalhar nessa direção é muito melhor do que se sentir preso e nada fazer para mudar. Sentir-se frustrado porque o que se deseja parece estar longe de acontecer, é focar na linha de chegada, deixando de aproveitar e se divertir com a caminhada.

Toda escolha tem seu preço e qualquer atividade tem coisas boas e ruins. No entanto, quando se ama e acredita-se no que está fazendo, tudo fica mais fácil.

Há quem diga que é possível apaixonar-se pelo que se faz e que isso é uma questão de aprendizagem. Pode até ser possível e mais fácil. Pode ser que buscar por algo que se gosta seja mais difícil, pois é o movimento de mudança que requer um trabalho maior, no entanto, é o que nos dá mais motivação para enfrentar os desafios que surgem durante a caminhada e nos permite viver em paz com a escolha que fizemos.

Caso tenha algum projeto ou ideia, coloque-a à prova o mais cedo possível. Não espere até ter a certeza de que tudo está perfeito. Isso o deixará “engessado”, inibirá a criação, a tentativa e erro.

Teste a sua ideia ou seu projeto assim que estiver bom o suficiente. E depois vá aparando as arestas. Sempre atento aos resultados desses testes e redefinindo os planos.

Não é o fracasso que nos limita e paralisa. É o medo.
É natural e todos têm medo do desconhecido. Mas, por certo, ele acabará quando aquilo não for mais uma novidade. Ouse experimentar coisas novas.

O ser humano não tolera o fracasso, mas tolera o medo que é incapacitante e o maior ladrão de sonhos. Liberte-se!


0 comentários:

Postar um comentário