Tradução

Quem é responsável pelo que você sente?

Dando continuidade às postagens no blog, vamos conversar sobre alguns conceitos básicos e de muita relevância.
Precisamos entendê-los para que consigamos assumir o controle de nossas vidas e das nossas emoções.
Um dos pressupostos da PNL (Programação Neurolinguística) é que o mapa não é o território.
Na geografia, quando vemos um mapa do Brasil, estamos vendo uma representação do território e não o território em si. 

O que isso significa na PNL? 

O território são as nossas experiências. Recebemos as informações através dos nossos sentidos. Estas passam por filtros que cada um de nós possui internamente, que são formados por nossos valores, crenças, princípios e regras que estabelecemos ao longo da vida.

Após a filtragem teremos a “nossa” realidade. E, consequentemente, geramos sentimentos que podem ser de alegria, medo, entusiasmo, etc.
O mapa é, portanto, a percepção que temos das experiências pelas quais passamos. E isso nos diferencia das outras pessoas, pois cada um tem filtros diferentes e, consequentemente, constrói mapas diferentes a partir de uma mesma experiência. Para que consigamos fazer mudanças nos sentimentos que temos diante de uma experiência, precisamos modificar nossos filtros.

Cada pessoa é responsável pela criação do seu mapa. Você é o único responsável pelos seus sentimentos, quer sejam eles negativos ou positivos. Aceitar isso lhe confere poder para mudar o que quiser, pois não depende de mais ninguém. 

Quando vemos palestrantes eloquentes e outros com medo do público entendemos que a diferença entre eles está no mapa mental de cada um. A realidade é a mesma: falar em público. Porém a forma como percebem a experiência é que os diferencia. 

A vida é feita de escolhas. Enquanto você continuar a fazer o que sempre fez não mudará os resultados.
Nas próximas postagens daremos dicas para trocar os filtros e alterar suas crenças.
O que é uma crença? É a certeza que você tem sobre alguma coisa. Aquilo que você acredita.
Você fica nervoso quando está falando com duas pessoas? Certamente não, mas quando esse número aumenta a situação é outra, não é? Isso é crença. Consegue ver alguma lógica nisso? Crença é assim mesmo, sem lógica. Você acredita e ponto final.
São as nossas crenças que estabelecem os nossos limites. Para irmos além e aumentar as nossas possibilidades precisamos modificá-las.

Pense no que você acredita quando se vê como um palestrante? O que você quer manter? O que você quer jogar fora?
O que você quer pensar sobre o seu futuro? Você pode decidir em que vai acreditar.
Lembre-se que cada pessoa assimilará nossas mensagens de diferentes formas, conforme o mapa de cada um. Uma dica poderá ser mais efetiva para uma pessoa do que para outra.

Você não gostaria de perder uma grande oportunidade na sua vida, não é? Acompanhe nosso blog, pratique todas as dicas. Você naturalmente vai perceber que quanto mais pratica, mais chega perto dos resultados que espera.


Nosso blog será construído junto com você.
Adoraríamos saber a sua opinião sobre esse post. Você podia escrever um comentário … agora :)

Até breve!

2 comentários:

Realmente a perseverança é essencial à vitória. Por falta de compreensão muitas pessoas desistem ao sentirem-se abatidas, prostradas, após uma batalha, geralmente a primeira. Há que se perceber que tal abatimento é normal, ninguém é de ferro, contudo, as forças voltam, nossa energia se renova. Recuar nem sempre é sinônimo de derrota, quando se tratar de recuo estratégico para um posterior avanço mais assertivo e melhor elaborado, porém, desistir jamais! Parabéns pelo texto, muito bom!

17 de novembro de 2014 às 06:41 comment-delete

MUITO BOM, EU MESMO TENHO DIFICULDADE DE FALAR EM PÚBLICO.

18 de novembro de 2014 às 05:58 comment-delete

Postar um comentário