Tradução

Evitando os “Brancos”

Quem já passou pela experiência, durante uma apresentação, no trabalho ou escola, de estar ali nervoso, inseguro, torcendo para que o tempo passe rápido, para acabar com aquele sofrimento e, de repente, a ideia foge da mente? Acontece o tão temido “branco”.


Por que isso acontece? O que fazer para evitar?

A resposta está na nossa preparação técnica e psicológica. Geralmente há uma falha em uma ou em ambas.
Conforme, muito bem comentou nosso leitor, Celso Martins, é importante conhecer bem o assunto que se vai falar. A preparação prévia é fundamental.

Algumas pessoas, porém dominam bem o conteúdo da palestra, são ótimos profissionais na sua área e, mesmo assim, sofrem com os “brancos”.
O que percebemos nos palestrantes nervosos é que eles se preparam psicologicamente para ter o “branco”.

Lembra dos posts anteriores? Tudo é criado na mente para depois tornar-se realidade.
Ao temer muito alguma coisa, passamos a crer que aquilo é possível ou inevitável de acontecer.
Quando alguém pensa no que teme, sem dar-se conta, está construindo aquela imagem mental com os “brancos”. Chegando, até mesmo, sentir a sensação de humilhação e rejeição. Colocam todo o seu potencial e os seus sentidos para trabalhar contra si mesmo.
Nosso cérebro é obediente. Nós só precisamos gerenciá-lo melhor, saber ser o seu comandante.

Vamos realizar outro exercício agora?

Talvez você possa sentar-se ou adotar outra posição ainda mais confortável. Feche os olhos, respire profundamente algumas vezes, relaxe o corpo e visualize-se um palestrante persuasivo, expressivo e convincente, como se estivesse vendo-se numa tela de cinema. E você está ali, sentado, assistindo.
Você já sabe fazer isso. Aprendeu a fazer nos posts anteriores.

Olhe para a projeção na tela, como você está vestido? Observe os detalhes dos seus sapatos, da sua roupa? Qual a cor delas?
Você está usando um perfume? Sinta a fragrância dele.
Como é o tom da sua voz? Perceba a firmeza e o entusiasmo dela.
Como você caminha diante da plateia? Note a sua postura de sucesso.
Olhe para os seus ouvintes e perceba como eles estão atentos ao que você fala. Ouça o som das palmas deles lhe aplaudindo.
Coloque cor nessa imagem. Enriqueça-a com muitos detalhes.
Essa imagem que você está vendo na tela desse cinema é o seu “Eu do amanhã”, num futuro brilhante e próximo. Sinta admiração por ele.
Olhe para o rosto do seu “eu do amanhã” e perceba a expressão de felicidade dele. A sensação que ele está sentindo é tão boa que está pensando: “Eu me sinto muito bem aqui!”.
Ainda na sua imaginação, levante-se da cadeira que você está sentado e vá em direção à tela de projeção. Interiorize-se, entre na cena e assume o papel do seu “eu do amanhã”. Vista as roupas dele e desfrute de todas as sensações de sucesso que acabou de construir para o seu “eu” ideal. Entregue-se, permita-se sentir.
Ainda vivendo-o integralmente, olhe para o seu passado e veja todos os passos que seguiu e tudo o que precisou fazer para estar ali daquela maneira completa e total.
Após isso, se dissocie da cena e se despeça do seu “eu do amanhã”. Dê-lhe um abraço e diga o quanto você está orgulhoso dele por ser esse palestrante de sucesso.
Retorne para o seu lugar. Tudo o que você acabou de construir lhe pertence. Agora é só uma questão de tempo para chegar lá. De agora em diante, essa imagem será a única que você vai ter quando pensar em uma palestra ou apresentação.
Abra os olhos, diga o dia da semana e movimente-se um pouco. Ótimo!

Repita essa técnica quantas vezes quiser. Quanto mais praticar, mais sucesso terá.
Após realizar esse exercício, talvez pudesse compartilhar conosco a sua experiência deixando um comentário.

Até breve!






1 comentários:

Bacana esta ideia eu como Profissional de Engenharia preciso de uma ferramenta como esta para desenvolver melhor minha oratória e poder de persuasão perante aos meus clientes e empresa.

Anônimo
17 de dezembro de 2014 às 16:33 comment-delete

Postar um comentário