Tradução

Sua voz transmite poder?

A voz humana é um dos instrumentos mais poderosos no mundo, ela pode iniciar uma guerra ou uma paixão louca. Pode levar uma multidão à loucura e delírio ou a um sono profundo.
O modo como as palavras são ditas tem mais poder do que o seu conteúdo. Conforme um estudo realizado pelo psicólogo Albert Mehrabian, a audiência divide a sua atenção da seguinte maneira:
. 55% na linguagem corporal,
. 38% na qualidade da voz,
.   7% na mensagem,
A voz reflete o estado emocional e é um indicativo de como você se relaciona com a vida.
Um estudo realizado pela Columbia School of Business, em Nova Iorque, comprovou que o poder muda a voz das pessoas. Tanto homens quanto mulheres em posição de poder ficam com a voz mais dinâmica e controlada. O poder provoca três mudanças no cérebro:

. Diminui o cortisol (hormônio de estresse),
. Ativa a parte do cérebro que está orientada à ação,
. Aumenta os níveis de confiança,
Por se tratar de um processo subconsciente, qualquer pessoa pode ter a voz com tais características. Porém, os pesquisadores admitem ser possível treinar a voz para que transmita poder. Um exemplo disso foi Margareth Thatcher que fez um treinamento vocal para baixar o tom e ficar com a voz mais estadista.
Há diferença entre uma voz poderosa e uma voz gritante. A voz ideal mistura tons altos e baixos, diferentes timbres e inflexões, pois isso mantém a audiência interessada. Uma voz sem inflexão é monótona e mais poderosa que qualquer sonífero. Faça o teste, lendo o texto abaixo em voz alta, sem inflexão alguma.
É fácil trocar palavras, difícil é interpretar silêncios
É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar.
É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração.
É fácil apertar as mãos, difícil é reter o calor.
É fácil sentir o amor, difícil é conter sua torrente.”
                                                 Fernando Pessoa
Agora leia enfatizando as palavras sublinhadas.
É fácil trocar palavras, difícil é interpretar silêncios
É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar.
É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração.
É fácil apertar as mãos, difícil é reter o calor.
É fácil sentir o amor, difícil é conter sua torrente.”
Observe como o texto soa mais interessante, aplique essa técnica nos seus textos, dê vida a sua mensagem, como se estivesse contando uma história.
Existem três componentes em uma voz poderosa: personalidade, paixão e um timbre bem modulado. Os dois primeiros componentes são alcançáveis ou alcançados quando estamos em harmonia com a mensagem que estamos passando. Alcançamos o terceiro através de treinamento.
Personalidadeé “você”, o que compartilha com sua audiência, seus pensamentos e crenças. É o resultado de suas experiências e o quanto elas serviram para dar cor a sua vida. A essência de quem você é está na sua voz.
Paixãoé a intenção alinhada ao conteúdo e a personalidade. O conteúdo é o que você tem a dizer, suas palavras e ideias manifestadas de maneira falada. Quando o que você fala está de acordo com sua intenção, temos paixão. Se existe um conflito interno, pode ter certeza que ele é percebido pelas pessoas que o ouvem e seu discurso perde poder.
Timbre bem modulado – dois aspectos são cruciais para uma voz marcante: Dicção e tom vocal.
A dicção é o modo como uma pessoa articula e pronuncia as palavras. Uma boa dicção faz com que você soe mais inteligente e fácil de entender. 
O tom vocal é a ressonância, timbre e a beleza de uma voz. Grande parte da beleza e qualidade da voz é produzida pela ressonância que começa na laringe e estende-se pela cavidade oral e cavidade nasal.
Respirar corretamente é essencial na construção de uma voz agradável. A maioria das pessoas respira rápida e superficialmente, usando somente a parte superior do peito. No entanto, sua respiração deve vir do diafragma. Pratique inalando profundamente durante 5 segundos, até que o ar encha totalmente seu abdômen e em seguida expire por 5 segundos.
Ronnie James Dio, conhecido como “A Voz do Heavy Metal”, um dos melhores vocalistas da história do rock in roll, apesar de conhecer diversas técnicas vocais, afirmava, categoricamente, que sua habilidade era devido à respiração diafragmática, que utiliza desde os cinco anos de idade quando começou a tocar trompa, um instrumento que exige domínio desse tipo de respiração para executar os acordes e notas.
Tente trabalhar essa nova maneira de respirar junto com sua fala. Procure respirar no final de cada frase – se você usar o método de respiração profunda, você deve ter ar suficiente para passar para próxima frase, sem ter que fazer uma pausa para respirar. Isso também vai dar aos seus ouvintes a oportunidade de absorver o que você está dizendo.
Observe sua postura, procure manter seus ombros para trás e o queixo na linha do horizonte, essa postura ajuda a projetar a voz e lhe dá um ar mais confiante.
A velocidade da fala ideal em uma apresentação é o mesmo ritmo de uma conversa, aproximadamente 140 a 170 palavras por minuto. Se você usa mais de 170 palavras por minuto comece a usar pausas, esse artifício ativa a curiosidade e mantém a plateia atenta.
Intercalar ritmos também é uma boa ideia: discurso mais lento faz com que a mensagem passada soe mais importante, enquanto que um passo mais acelerado passa energia e dinamismo. 
Independente da cultura, inflexão descendente no final das sentenças indica autoridade e poder. Enquanto a inflexão ascendente indica dúvida e insegurança.
Elaboramos um E-Book com algumas dicas de dicção e oratória. Solicite-o por email. Teremos satisfação em enviá-lo para você.
Qualquer pessoa pode transformar o som de sua voz. A mesma técnica usada pelos atores está disponível para você. Procure um fonoaudiólogo ou um coach de voz para trabalhar essa parte e melhorar sua dicção e tom vocal se achar necessário.



0 comentários:

Postar um comentário