Tradução

Como conseguir a atenção da plateia


A grande maioria das pessoas e profissionais erram ao usar o mesmo tipo de linguagem e postura com as pessoas ao seu redor.

Você já ouviu a frase de que devemos tratar as pessoas como gostaríamos de ser tratados? Pois bem, isso nem sempre funciona. E as chances de acumular frustrações são bem maiores. É muito mais assertivo tratar o outro como ele gosta e quer ser tratado. Suas chances de ter sucesso, com certeza, serão maiores.

A Programação Neurolinguística (PNL) nos ajuda a organizar os diversos tipos e estilos de pessoas em grupos. Existem três formas de processar a informação internamente: visualmente, auditivamente e cinestesicamente.
Todos nós, sem exceção, usamos os três sistemas representacionais o tempo todo, porém temos um modelo dominante (mínimo 40%).
As pessoas que são mais visuais, geralmente, falam rápido, são objetivas, gesticulam bastante, se fixam nos detalhes do ambiente, nas cores, valorizam o esmero e a decoração, falam de uma maneira confusa, pois tendem a seguir suas imagens interiores, não percebendo que as outras pessoas não estão vendo-as. Conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo. 



Os auditivos são bons ouvintes, seus pensamentos ocorrem em velocidade moderada, conversam consigo antes de responder qualquer pergunta. Prestam atenção aos sons ao seu redor. Geralmente, são organizados, necessitam de informações detalhadas e instruções para realizar tarefas. Concentram-se em uma coisa por vez. 


Os cinestésicos privilegiam o toque e a aproximação das pessoas. Falam pausadamente, gesticulam bastante, porém são gestos mais baixos, e são impacientes para ouvir. Preferem a ação. Aprendem fazendo. São extrovertidos, falantes, animados e emotivos. Gostam de bem-estar e aconchego. 
As pessoas que são mais de 40% cinestésicas são amigas do bairro todo. Abraçam de corpo inteiro. Aceitam convites para todos os  eventos, até batizado do cachorro do amigo. São tão emotivos que são capazes de chorar no velório de quem nem conhecem. Sabe aquele tipo de pessoa que você convida para almoçar e ela não vai mais embora? A noite chega e ela, ainda, está lá? E se você a convidar para dormir, ela aceita? 


A essa altura, você pode estar se perguntando qual é o seu sistema representacional dominante. No entanto, quando fizer uma palestra, procure levar em consideração que terão pessoas com dominância nos três sistemas na plateia. Nesse caso, utilize recursos visuais, auditivos e cinestésicos. De nada vai adiantar satisfazer apenas ao seu próprio sistema. Afinal, a sua mensagem está sendo direcionada para quem? Você quer a atenção de quem?

Segundo Eduardo Ferraz, 50 % das pessoas são visuais, 20% são auditivas e 30% são cinestésicas. Portanto, se falar para apenas um determinado público, poderá perder a metade, ou até mais, da plateia. 

Como planejar e organizar a palestra para obter a atenção da plateia?
Para os auditivos, use argumentações corretas, informações técnicas, siga uma sequência lógica e ordenada de raciocínio, enfatize pontos com entonação diversificada na voz e, se possível, informações por escrito.

Para ter sucesso com os visuais, seja objetivo, com informações aplicáveis e práticas, sem prolongar-se em detalhes e utilize imagens bonitas e coloridas. Poderá pedir para que façam algumas anotações.

Para os cinestésicos, use exemplos concretos fazendo referências a sensações, imagens dinâmicas, com movimentos, não falar apressado e citar algo engraçado que os faça rir. Caso seja possível, movimente-se, ora se aproximando da plateia, ora afastando-se.

Outra dica que o ajudará bastante, é utilizar os predicativos adequados aos sistemas representacionais dominantes dos ouvintes.
Predicativos são verbos, adjetivos, advérbios ou expressões que, geralmente, são muito utilizados pelos ouvintes, no dia a dia, de acordo com seu próprio sistema representacional.
Alguns exemplos a seguir.

Visuais: veja, claro, aparecer, imaginar, focalizar, bonito, vista, brilhante, panorama, cor, ponto de vista, obstáculo, escuro, aspecto, apagar, horizonte, notar, mostrar, clarear, perspectiva, noção vaga, colírio para os meus olhos, sem sombra de dúvida, olho fixo, à luz de, ideia obscura.

Auditivos: ouvir, mencionar, harmonia, volume, ruído, estalo, estridente, murmúrio, soar, ensurdecedor, música para os meus ouvidos, isso é grego para mim, maneira de falar, alto e claro, palavra por palavra, conversa mole, maneira de dizer, porta-voz.

Cinestésicos: sensação, pressão, suave, não esquenta, pessoa fria e insensível, não peguei a ideia, firme, estresse, afiado como faca, sinto isso nos meus ossos, impulso, agarrar, sólido, cabeça fresca, aguentar firme, estar nas nuvens.

É importante comunicar-se nos três canais. E você poderá desenvolver os outros dois sistemas usados com menor intensidade. Basta praticar, conscientemente, aguçando suas percepções.

Quando sair na rua ou num parque, concentre sua atenção somente nas imagens, por alguns minutos. Note os detalhes quanto à cor, tamanho, movimentos, formas. Quanto mais detalhes, melhor. Depois, atente, apenas, para os sons que você ouve. Barulhos, ruídos e buzinas dos carros, canto dos pássaros, choro de crianças, músicas. Após isso, concentre sua atenção em todas as sensações do seu corpo e ao seu redor, tais como, o vento no rosto, pés no chão, sua respiração, mão deslizando na sua pele, toque no cabelo, conforto da sua roupa no corpo.
Depois disso, abra os três sistemas ao mesmo tempo.

Você poderá fazer esse exercício em qualquer lugar e assim equilibrar suas percepções.

Conhecer os sistemas representacionais vai lhe ajudar, não só nas suas palestras, como também na gestão de pessoas e relacionamentos pessoais. Já imaginou um namorando visual e a namorada auditiva? Vai adiantar levar presentes ou flores se não falar que a ama? Agora, imagine, um cinestésico e uma visual. Não vai adiantar ser carinhoso, ficar abraçando e beijando a todo instante se não “olhar” para seu vestido novo, não levar flores ou escrever um cartão. Além disso, o modo lento de falar do cinestésico deixará o visual totalmente impaciente. Não é mesmo?

Esse post foi útil para você? 
Recomende a leitura para seus amigos. Eles, também, poderão aprender a desenvolver suas habilidades.

Até mais





0 comentários:

Postar um comentário